27/01/20

TAP ganha prémio "Issuer of the Year" nos Euronext Lisbon Awards

Emissão de obrigações no mercado de capitais nacional vale novo reconhecimento à Companhia.

A TAP recebeu esta segunda-feira o prémio “Issuer of the Year”, na cerimónia dos Euronext Lisbon Awards. O galardão foi entregue no Pavilhão do Conhecimento, em Lisboa – após apreciação de um júri composto pelos membros do PSI 20 Committee – e vem reconhecer a TAP como a Entidade Emitente que realizou a operação com maior relevância e visibilidade no mercado de capitais português.

A razão para este reconhecimento foi a primeira oferta pública de obrigações da TAP no mercado de capitais português, em junho de 2019, que foi também a maior oferta pública de subscrição de obrigações por parte de um Emitente Corporate no Mercado de Capitais Português, desde 2012.

O montante captado nesta operação – que atingiu os 200 milhões de euros, ou seja, quatro vezes o valor inicial de 50 milhões de euros – servirá para consolidar o passivo da TAP num prazo mais alargado, através do refinanciamento de dívidas, bem como à obtenção de fundos para a TAP financiar a sua atividade corrente.

Este reconhecimento acontece uma semana depois de a Companhia ter sido distinguida com o galardão “European Debt Deal of the Year” nos Aviations 100 Awards, da revista britânica Airline Economics, pelo sucesso da emissão de obrigações junto de investidores internacionais, em dezembro de 2019.

“Este prémio é um importante reconhecimento, por parte dos mercados financeiros, do trabalho que a TAP está a desenvolver, que nos deixa muito satisfeitos e reforça a confiança com que olhamos o presente e o futuro que estamos a construir. Quero agradecer aos colaboradores, não somente aqueles que trabalharam diretamente nesta operação, mas a todos os que trabalham todos os dias para tornar a TAP uma empresa cada vez mais sustentável, admirada e respeitada. Graças a eles essa operação foi um sucesso. E agradecer também aos milhares de investidores Portugueses que confiaram e confiam na TAP”, afirmou Raffael Quintas, Chief Financial Officer da TAP, ao receber o galardão.

Os Euronext Lisbon Awards foram criados em 2011. Desde então, têm destacado emitentes, intermediários financeiros, jornalistas, outras instituições e pessoas que, em cada ano, desempenham um papel relevante no mercado de capitais em Portugal.