24/03/20

TAP vai a Cabo Verde, Guiné, S. Tomé e Angola para trazer mais de mil portugueses de volta a casa

Apesar das restrições à operação aérea.

A TAP, em estreita articulação com o Ministério dos Negócios Estrangeiros, conseguiu garantir todas as condições, operacionais e de segurança,  para poder realizar um conjunto de voos extra, que têm por objetivo trazer de volta a casa e às  suas famílias mais de mil portugueses que se encontram em Cabo Verde, Guiné Bissau, S. Tomé e Príncipe e Angola.

Hoje, 24 de março, a TAP vai realizar dois voos de ida-e-volta para Cabo Verde, um para a Praia e outro para o Sal, e um voo para Luanda. Para amanhã, dia 25 de março, estão previstos dois voos, para Bissau e S. Tomé.

Ontem, dia 23 de março a TAP realizou um último voo para Moçambique, antes da entrada em vigor das restrições sanitárias e aeroportuárias naquele país.

Estes voos estão a realizar-se em condições operacionais atípicas, motivadas pelas diversas restrições impostas por governos e autoridades, mas ultrapassadas pela TAP acautelando todos os requisitos legais e regulamentares no que respeita a segurança dos voos, tripulações e passageiros.

A realização deste voos implica também um empenho e sentido de missão dos tripulantes da TAP que têm demonstrado a sua disponibilidade para tornar possível esta missão na linha da frente, apoiados por centenas de colaboradores TAP que, na retaguarda viabilizam estes voos extraordinários.

Micro site voos extra TAP
A TAP,  em colaboração com as embaixadas dos países com expressivas comunidades de cidadãos portugueses, criou mecanismos de inscrição online para auscultar as necessidades dos cidadãos e avaliar a possibilidade de realizar voos extra, que decorrerão sempre das autorizações dos respetivos países. Existe um link disponibilizado às embaixadas destes países e um microsite, disponível em flytap.com, para Brasil, Portugal e Moçambique.

Restrições sanitárias e aeroportuárias

Angola
Não é permitida a entrada de passageiros e tripulantes de companhias aéreas vindas na China (Rep. Popular), França, Irã, Itália, Coréia (Rep.), Portugal ou Espanha. Residentes de Angola, tripulantes de companhias aéreas e nacionais de Angola que cheguem ou tenham estado na China (República Popular), França, Irã, Itália, Coreia (República), Portugal ou Espanha serão colocados em quarentena durante 14 dias.

De modo a viabilizar esta rota, no contexto atual, cumprindo todos os requisitos regulamentares de segurança e tempos de descanso das Tripulações, a TAP voará Lisboa / Luanda e Luanda/  Faro  / Lisboa, trocado a tripulação em Faro e assegurando que as tripulações não ficam de quarentena em Luanda, conforme prescrito pelas autoridades angolanas.
Segue para Luanda um A330-900 com capacidade de trazer 289 passageiros.

Cabo Verde
O Governo de Cabo Verde implementou restrições aos voos oriundos de Portugal, de outros países europeus com focos epidemiológicos Covid-19, do Brasil, EUA, Senegal e Nigéria. Considerando que os tempos de voo o permitem a TAP realizará  voos de ida e volta.  Para Praia voamos um A321 com 216 lugares e para o SAL um A330-900, com 289 lugares.

São Tomé e Príncipe
Foi proibida a entrada no País de todos os cidadãos estrangeiros. Os cidadãos nacionais e estrangeiros residentes que regressem ao País serão sujeitos a quarentena domiciliária obrigatória.
Considerando que os tempos de voo o permitem a TAP realizará  voos de ida e volta. Segue para São Tomé  um A321 LR com capacidade para 178 passageiros.

Guiné Bissau
Foi decretado o fecho de fronteiras, incluindo o espaço aéreo. Considerando que os tempos de voo o permitem a TAP realizará voos de ida e volta num A321, para Bissau.

Moçambique
Ainda que o espaço área se mantenha aberto, todos os vistos de e para Moçambique foram cancelados. É determinada quarentena obrigatória a todos os viajantes, incluíndo Tripulações. O voo da TAP realizado ontem foi anterior à entrada em vigor destas restrições.

A TAP informa que o Contact Center da Companhia está a receber um elevado número de chamadas e lamenta a inconveniência que esta situação possa causar aos seus Clientes. A TAP está a fazer todos os esforços para ajudar todos os Clientes. Para que a resposta seja o mais célere possível, a TAP pede a todos os seus Clientes com bilhetes válidos para voos da companhia que façam a gestão da sua reserva de forma autónoma e online, em https://myb.flytap.com/.