15/07/19

Os aviões A330-900neo voltam hoje a ser notícia

Os aviões A330-900neo voltam hoje a ser notícia.

A TAP tem informado com total transparência e de forma exaustiva os seus trabalhadores, nomeadamente os tripulantes, e também os sindicatos representativos, sobre todas as questões levantadas em torno dos aviões A330-900neo, como a existência de odores em alguns voos e o relato de indisposições reportadas por tripulantes.

A fabricante Airbus tem desenvolvido, a par com a TAP, os mais rigorosos testes e análises, com recurso às mais sofisticadas tecnologias, de forma a poder garantir a qualidade do ar a bordo dos A330-900neo.

Todos os testes e análises efetuados até ao momento permitem afirmar que:
  • A qualidade do ar a bordo dos A330-900neo está dentro de todos os limites recomendados.
  • Das centenas de voos já realizadas com os A330-900neo, foram detetados odores em apenas alguns voos, com causas já determinadas e soluções encontradas por parte da Airbus.
  • Não é possível estabelecer qualquer correlação entre a ocorrência de odores e os episódios de indisposição relatados.
Face ao enunciado e porque é a própria TAP que tem partilhado com os seus trabalhadores, com total transparência, as informações transmitidas pela Airbus à empresa, destacamos a conclusão da Airbus, comunicada no passado dia 11 de julho, relativa aos factos por ela enunciados na carta à TAP de 7 de junho, hoje profusamente citada na comunicação social e que, numa leitura contextualizada, não acrescenta nada de novo.

“The test results analysis, provided by an independent and recognized laboratory, showed the absence of any hazardous air contamination.”

“In conclusion, it demonstrates that there is no toxicological threat when cabin odour event occurs.”

“After detailed analysis and measurements carried out by external laboratories, we can demonstrate that the cabin air quality does not present any health risks, even taking into account the outstanding reports of sporadic cabin odours in flight.”

Estas são as conclusões científicas até ao momento, que não permitem especulação.

Não obstante, a TAP continuará a desenvolver todos os esforços em plena articulação com os fabricantes, Airbus e Rolls Royce, no sentido de garantir a todos, passageiros e tripulantes, os mais elevados padrões de conforto e segurança a bordo dos seus aviões.

Estes são os factos. Com rigor, esta é a notícia.